![]() |
Dança Circular na Instituição Madre Teodora em Itu |
As danças circulares podem ser mais uma ferramenta para abordar essas questões, ampliando o repertório de atividades pedagógicas do educador. Mas não só isso, se colocar em roda mudas as relações de pode e controle, uma vez que todos estão equidistantes do centro, ninguém em evidência, todos iguais, então, "não se trata apenas de uma defesa de um currículo integrado, mas sim de uma análise das relações existentes entre a organização curricular e as estratificações sociais de saberes, pessoas e classes sociais, medidas por relações de poder e controle" Alice Casimiro Lopes.
E porque a educação? "A educação é o modo como as pessoas, as instituições e as sociedades respondem à chegada daqueles que nascem. A educação é a forma com que o mundo recebe os que nascem." Luciana Osteto.
"Mas temos aprendido que a nossa consciência do mundo viabiliza a mutabilidade das realidades. O mundo não é, está sendo. A consciência do nosso estar no mundo é que nos torna seres capazes de intervir no mundo e não de a ele tão só se adaptar. " Adilson de Angelo in Que infância, para que criança? – Nas sendas da história. Daí é necessário refletir, como está o mundo? Numa crescente intolerância e violência, me pergunto será que recebemos bem os que nasceram há alguns anos atrás?
Como mudar essa realidade?
![]() |
Curso de Dança Circular com professores municipais de Mococa - SP |
Sempre acreditei que a educação pudesse mudar o mundo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Repercutiu algo em você? Conte, compartilhe! Seu comentário pode ajudar na reflexão de outras pessoas