-->

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Tarot - 02 Papisa



Waite
E toda a força, atividade, motivação que havia no mago, se acalmam... chega o 2, a dualidade, o outro, parcerias... Enquanto o mago é todo impulso, o 2 é estabilidade e, claro, o movimento cessa, seja por enfrentar o primeiro desafio do projeto ou pelo tempo que as coisas levam para amadurecer, não se nasce de um dia para o outro, nos humanos temos 9 meses de gestação.
A papisa vêm nos mostrar o equilíbrio porque se tudo for na energia iniciadora do mago, ficaremos exaustos... depois de todas as noites em claro para escrever o projeto, iniciar, as correrias para cumprir as datas... chega AQUELA noite de sono, tão merecida! Que, nem sonhamos, ou melhor nos deitamos no colo da Papisa e deixamos o inconsciente trabalhar...
Ansata
A sacerdotisa, como também é chamada, é a guardião dos mistérios da psique feminina, é o mundo invisível, sabe aqueles momentos que parece não acontecer nada, mas que sentimos um super movimento dentro que nem conseguimos explicar?
Na mitologia é Perséfone, filha de Deméter- a mãe terra, senhora do submundo, detentora de profunda beleza, encantara Hades, que a levara para seu reino, o reino dos mortos, onde nenhum ser se atravesse adentar sem prévia autorização.
Diz a lenda que Perséfone fica 3 meses no submundo e 9 junto de sua mãe, ajudando-a na manutenção da vida aqui no mundo, e, mesmo assim os segredos do seu reino não são revelados, o que acontece nesses 3 meses que Perséfone fica com Hades nada se sabe.
Assim é nosso inconsciente... sabemos que existe mas pouco se sabe sobre ele!
Marselha
Perséfone é a mãe, a guardiã, e por isso segura o livro dos mistérios aberto no tarot de Marselha, não que ela irá os revelar, mas nos indica que há algo, assim como seu misterioso chapéu que esconde seus cabelos, sua ‘glorificação’, mas nos deixa à mostra 3 faixas indicando sua relação com a tríade donzela- mulher- anciã mostrando seu conhecimento sobre os ciclos da vida.
Repare como seu manto é unido harmoniosamente o lado direito com o esquerdo, demonstrando a união das polaridades... direito esquerdo, dia noite, claro escuro, o que nos é mostrado e o que é um mistério. Como ainda é início de jornada, sabemos que tem algo, mas ainda não sabemos o que é. Sabemos que há um grande mistério que guia nossas vidas mas não conseguimos ainda decifrá-lo. E, por isso, nos deixamos ser conduzidos pela papisa.
Nos contos é representada pela Fada Madrinha que nos abençoa, nos protege, nos ensina que é possível transformar ratinhos em humanos para levar a Cinderela ao baile, e, depois os ratinhos voltarão ao normal... oferecendo assim, a sabedoria inata na crença, o acreditar na magia pura, sem explicações!
Golden Dragon
A Papisa não fala com a nossa mente, mas com as nossas águas... com as emoções, com nosso coração, com aquilo que não conseguimos explicar.
Ao contrário do mago que é ação, que é o masculino, a papisa é o feminino, é receptivo. Ela não escolhe, ela é escolhida! Não se controla, deixa-se fluir com as sincronicidades da vida, deixando que os presentes da Fada Madrinha se cheguem até você.
Quando ela chega em nossas vidas é o momento de parar, silenciar e ouvir aquela vozinha que sempre nos indica o caminho quando estamos perdidos... se sente assim? Escolha um lugar calmo, que não será interrompido, se puder ser à luz do luar, melhor ainda! Se houver necessidade de uma música suave, use-a... respire lentamente e silencie. Deixe a papisa se aproximar. Converse com ela. Diga o que lhe aflinge... e ouça! A resposta virá! Não da forma lógica, mas virá!
Enochian
Não tenha medo do silencio ou da pausa, ou de entrar no submundo, no inconsciente, no mundo dos mistérios da Sacerdotisa! Esse mundo contém todas as verdades, todas as repostas e, claro, todas as perguntas... afinal, é lá que ficamos antes de encarnar no planetinha azul e, é pra lá que voltaremos depois dessa sábia jornada, cheio de histórias para contar... Acessa esse mundo é uma dádiva! Por mais que parece solitário e escuro...


Sailor Moon
Metamorphosis





quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Tarot - 01 MAGO



E já são quase 20 anos de estudos com o Tarot... nessa caminhada uma das coisas que gosto muito é identificar os arcanos que estou vivendo e caminha-los da melhor forma possível, identificando o arcano conseguimos, conscientemente, nos entregar ao aprendizado mostrado e, se libertar para o próximo passo, ou próxima carta, ou próximo arquétipo...
Muitos colocam o início no louco, que pode levar o número 0 ou o número 22...

Enochian
Aqui, iniciaremos a jornada no 1, no MAGO e não no vazio do 0... afinal, depois de uns longos anos desse projeto guardadinho aqui no meu coração, eis que ele surge, no intento de toda semana chegar com um arcano, seguindo a jornada... abridor de caminho, MAGO, lá vamos nós!!!

O MAGO é isso, é o início da jornada, o início de um projeto, de um caminho que se decidiu trilhar! Recheado de otimismo, de criatividade, sabe quando começamos um curso novo e estamos apaixonados por aquelas descobertas, vívidos! Aquelas noites em claro escrevendo um projeto, ou a apostila de um curso, ou aquele carinha ou mocinha que acabou de sair e que desperta algo que ficamos sonhando com o tudo que pode dar certo... MAGO!
Na mitologia é Hermes, o mensageiro dos deuses, isto é, os momentos de início lidamos com o novo, não sabemos onde a coisa vai dar e, a intuição é um guia e Hermes é o guia das almas no Submundo... brincalhão, nem sempre aparece quando chamada, nem sempre tem respostas claras e objetivas, na verdade, acho que nunca é objetivo mas seguimos no calor das emoções otimistas que só os inícios nos alimenta, tateando o caminho ainda desconhecido, muito mais movido pela coragem do que pelo saber.
Hermes não nos responde pela via ‘normal’, a intuição sempre segue outras formas de nos guiar. Os deuses, apesar de sempre por perto, falam conosco em sua linguagem e precisamos nos concentrar para entender... as mensagens dos deuses podem vir num livro que abrimos numa página aleatória, ou aquela leitura esquecida na estante e, decidimos continuar nesse momento de direcionamento. Numa música que um amigo mandou no facebook ou um post que chega... enfim... olhos para ver e ouvidos para ouvir HERMES!
Marselha
No tradicional Tarot de Marselha, o Mago numa mão ele segura da varinha mágica, mostrando sua ligação com o mundo espiritual, na outra, segura uma moeda, mostrando o domínio sobre o mundo de matéria, é portanto um conhecedor desses dois mundo e, sabe que o mundo espiritual atua no mundo de matéria e, claro, sobre si mesmo. A mesa com tudo o que precisa para executar o seu trabalho nos remetendo ao domínio dos 4 elementos da natureza, afinal, antigamente era esses recursos que se tinha para executar qualquer trabalho.
O mago também é relacionado aos alquimistas, à magia de conciliar os elementos em busca da pedra filosofal... ou transformar o carbono em ouro... que, podemos entender como a busca pela iluminação, deixar-se fundir com os elementos que a vida nos apresenta para que, como carbono sejamos lapidado e transformados, permitindo que nossa essência dourada brilhante apareça... essa é a jornada do MAGO nos contos de fadas.
O conto de Aladim e a lâmpada Mágica, o jovem [a criança] encontro com o gênio que lhe concederá 3 desejos, permitindo assim que ele entre no mundo da matéria (desejo)... trilha o caminho entre o bem e o mal para manter a lâmpada a salvo do feiticeiro que a deseja roubá-la, apaixona-se pela jovem iluminada mais desejada da cidade, vive uma tremenda aventura até conseguir casar e ser feliz, e, de pobre menino vira Sudão, feliz e plenamente realizado.
Embora cheio de otimismo, o MAGO é apenas o início da aventura e por isso pode nos remeter ao ilusionismo das mágicas. O mago, ilusionista nos traz confiança, mas não sabedoria. Olhamos para ele e pensamos que sabemos, mas, como todo ímpeto adolescente não sabemos... claro! Estamos iniciando algo novo... que graça teria saber tudo que irá acontecer? E, será que Aladim teria esfregado a lâmpada se soubesse todos os problemas que iria enfrentar? A realização plena ou iluminação só é possível com as lapidações do caminho e, dores serão sentidas.
Ele conhece o mundo espiritual e o mundo de matéria, conversa com os deuses e com o Submundo, domina os 4 elementos, nos dá as ferramentas necessárias para trilhar toda a jornada, mas não nos diz que é um jornada fácil, nem todas as dicas, nem todas as possibilidades, talvez ele até diz, mas não teremos ouvido para ouvir, como uma aula de pós-doutorado na graduação, nem tudo é assimilado, ou aqueles filmes / livros que quando revemos percebemos coisas novas que não tínhamos visto antes.
Voltando para a história de Aladim, ele aprende com o gênio o poder da palavra... peça e será realizado. E, nesse momento que estamos dotado de muita energia e força, as palavras têm um poder incrível de materialização. Pensamentos emitidos podem atrair e moldar a realidade a ser vivida. O MAGO traz essa possibilidade de criarmos nossa realidade.
E embarcar nessa jornada implica viver as sincronicidades, que segundo Jung são coincidências significativas... tenho alguns relatos maravilhosos de sincronias que acontecem sempre que se inicia um grupo de estudos de Tarot, o que me dá certeza que de fato estamos adentrando no mundo do MAGO, ou seja, no mundo da magia! E, começamos assim nossa caminhada na estrada dos arquétipos dos arcanos maiores do TARO ... ou ROTA, e, deixe o mago entrar na sua vida, com todo seu otimismo, toda criatividade, que tudo que está dentro de você estagnado saia para fora e crie novos rumos!
Melhor momento para iniciar aquilo que você tanto quis? AGORA! Melhor lugar? AQUI!
Na certeza de sermos guiados pelos deuses, afinal HERMES é seu mensageiro!



Mais artes e interpretações do Mago:

Angelique
Ansata
X-1999
Dali


 
World Espirit
Vedic
Cerimonial Magic

Vertigo
Waite

Golden Dragon

Metamorphosis
Karma Tarot
Kelevala

Sailor Moon
Atelier Marie